Organização e Funcionamento

ORGANIZAÇÃO

O LIFE-UFSC é atualmente coordenado pelo professor Daniel Reschke Pires, e conta com a participação de professores das mais diversas áreas da licenciatura da UFSC, Colégio de Aplicação e Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI).

FUNCIONAMENTO

O LIFE-UFSC constitui no âmbito da UFSC como um laboratório interdepartamental, ligado aos objetivos propostos à CAPES e aos objetivos pedagógicos do Centro de Ciências da Educação.

A princípio cabe ao respectivo Centro de Ensino apoio logístico e material, de acordo com as expectativas de recursos disponíveis.

O projeto LIFE-UFSC funciona em duas frentes distintas, mas integradas no que diz respeito ao seu modo de funcionamento, e às bases epistemológicas interdisciplinares do trabalho a ser desenvolvido.
Do ponto de vista operacional e metodológico, as duas frentes serão referidas a dois Projeto Institucional CAPES-LIFE-UFSC – Edital No. 067/2013, com dois locais institucionais distintos: a) Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI); e b) Colégio de Aplicação (CA).

Cada um destes espaços presume a interação entre professores e estudantes de cursos de licenciatura e de professores da educação básica em torno de temáticas de convergência singulares a eles. De igual modo, a expectativa é que a afluência de profissionais de distintas áreas possa, a partir de uma relação respeitosa e simétrica e de uma agenda pautada em convergências, criar uma relação distinta na produção de conhecimento pedagógico relevante ao desenvolvimento profissional de todos os envolvidos. Dito de outra forma, espera-se que o processo de interação entre os atores das diferentes áreas possa ser visto com a mesma relevância que os produtos que eventualmente venha a gerar.

Embora haja a expectativa de compartilhamento de resultados, cada uma das frentes constituídas compromete-se a buscar os seguintes resultados através de sua atuação junto ao LIFE-UFSC, quais sejam:
Frente 1 – (NDI):
1. Organizar e constituir um espaço físico permanente contendo materiais  reaproveitáveis advindos de indústrias catarinenses para ser disponibilizado para os professores e estudantes das licenciaturas e da educação básica da UFSC e os professores das redes públicas de educação básica catarinense;
2. Constituir processos de formação anual com ênfase na questão estética para aproximadamente 250 estudantes das licenciaturas da UFSC, 70 professores da UFSC, 600 alunos da educação básica da UFSC, 100 professores da educação básica pública catarinense;
3. Publicar um livro sobre os processos de formação desenvolvidos;
4. Realizar um evento científico na UFSC, com duração de 2 dias, sobre temas relacionados ao Laboratório.

Frente 2 – (CA)
1. Organizar e constituir um espaço físico permanente, com o intuito de congregar professores orientadores e estagiários das licenciaturas com atuação no CA e professores do colégio, visando à produção de referências e ações voltadas a um pleno atendimento de necessidades de ensino/aprendizagem de estudantes da educação básica, a partir de uma abordagem interdisciplinar;
2. Realizar atividades regulares de formação docente que incorporem a problematização e vivência de novas tecnologias da informação e comunicação a um fazer pedagógico interdisciplinar;
3. Promover a formação docente de caráter interdisciplinar para atuação em escolas plenamente inclusivas, levando em conta não apenas o atendimento das demandas relativas a estudantes portadores de necessidades especiais, mas também aquelas que dizem respeito ao acolhimento da diversidade cognitiva, social e cultural da escola contemporânea;
4. Constituir um fórum permanente de estudos e produção científica de caráter interdisciplinar, a partir da interação efetiva entre estudantes e professores de diferentes áreas de conhecimento no âmbito do LIFE-UFSC;
5. Oferecer aos professores em formação condições modelares para a preparação de recursos teóricos e metodológicos compatíveis com enfrentamento dos desafios profissionais que se lhes apresentam;
6. Promover o compartilhamento de boas práticas desenvolvidas no LIFE-UFSC, através de eventos de extensão abertos à comunidade;
7. Publicar uma coleção de materiais de referência e objetos de aprendizagem de domínio público a serem disponibilizados em ambiente WEB;
8. Consolidar e expandir parcerias entre educação básica e ensino superior;
9. Ampliar gradativamente o tempo de permanência e vivência de estudantes de cursos de licenciaturas e programas de excelência da UFSC, bem como de seus orientadores, junto à educação básica, visando à construção das bases para um programa de residência docente experimental na UFSC.