Curso de Capacitação: POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA NAS ESCOLAS

CURSO DE CAPACITAÇÃO: QUALIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA NAS ESCOLAS PARA OS ACADÊMICOS E ESTÁGIÁRIOS DA UFSC

Objetivo Geral: capacitar os acadêmicos e estagiários dos cursos de Licenciatura da UFSC e os docentes das escolas publicas de Florianópolis, para atuar dentro de uma prática pedagógica inclusiva na Educação Básica.

Período: 15 de abril a 30 de abril de 2019, nas segundas, terças e quartas feiras

Horários 

turma da MANHÃ8h30min as 11h30min

turma da NOITE: 18h30min as 21h30min

Inscriçõesaté 11/04/2019 , clicando aqui.

Local: Mini-auditório amarelo no Colégio de Aplicação ou LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores ) – CA/UFSC, a depender da demanda.

OBS: Levar documentos para se identificar na portaria e ter acesso a escola e a sua xícara para tomar café/chá.

Número de vagas30 vagas para o matutino e 30 vagas para o noturno ( a prioridade das vagas serão para os acadêmicos da UFSC e posteriormente para as outras Instituições de Ensino Superior de Florianópolis e região ).

OBS: O curo somente será ofertado se houverem no mínimo, 10 acadêmicos inscritos e confirmados em cada turno.

Carga HoráriaO curso de capacitação terá uma carga horária de 30h.

Certificados: Os certificados serão disponibilzados pelo sistema da UFSC para todos os cursistas que atingirem no mínimo de 75% de presença;

Inscrições: serão realizadas on- line pela página do LIFE – http://projetolife.paginas.ufsc.br/

CRONOGRAMA DAS OFICINAS

MANHÃ: 8h30min as 11h30min

DIA 15/04

Aprendizagens e suas tessituras: Deficiência Intelectual

DIA 16/04

Subjetividades e processo de aprendizagem: Deficiência Física e Paralisia Cerebral

DIA 17/04

Libras no contexto da inclusão

DIA 22/04

Especificidades e aprendizagens: Deficiência Visual

DIA 23/04

Singularidades e aprendizagens: Autismos

Tópicos educacionais sobre Altas Habilidades/ Superdotação

DIA 29/04

Diálogos sobre as observações em sala de aula: articulando a teoria e a prática na educação inclusiva

DIA 30/04

Práticas pedagógicas inclusivas

NOITE: 18h30min as 21h30min

DIA 15/04

Subjetividades e processo de aprendizagem: Deficiência Física e Paralisia Cerebral

DIA 16/04

Aprendizagens e suas tessituras: Deficiência Intelectual

DIA 17/04

Especificidades e aprendizagens: Deficiência Visual

DIA 22/04

Libras no contexto da inclusão

DIA 23/04

Tópicos educacionais sobre Altas Habilidades/ Superdotação

DIA 24/04

Singularidades e aprendizagens: Autismos

DIA 29/04

Práticas pedagógicas inclusivas

DIA 30/04

Diálogos sobre as observações em sala de aula: articulando a teoria e a prática na educação inclusiva

Obs: O cronograma está sujeito a alterações se necessário.

Mais informaçõescursocapacitacao.ca@gmail.com

Proponentes: Docentes da Educação Especial do Colégio de Aplicação da UFSC

Equipe:

Ciriane Jane Casagrande da Silva ( coordenadora )

Ana Paula Silva

Bárbara Quadros

Daieli Althaus

Eloísa Barcellos de Lima

Fernanda Albertina Garcia

Juliana Silva dos Santos

Luana Zimmer Sarzi

Nedi Von Früauff

Ricardo Heberle

Renata Gomes Camargo

ParceriaPROJETO COAMAR

Apoio: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE – Profº Drº Hamilton de Godoy Wielewicki.