Acessibilidade no LIFE
O LIFE disponibiliza recursos voltados à acessibilidade e à inclusão na educação.
Para além de equipamentos que estão disponíveis ao uso de educadores em formação e docentes da instituição através de um sistema de reservas online, assumimos a tarefa de fazer a articulação necessária à preparação para o uso desses recursos, o que inclui a oferta de cursos e oficinas de oferta geral ou o atendimento personalizado de demandas.
É importante registrar que trabalhamos com uma concepção ampliada de acessibilidade e inclusão e que isso implica uma atitude aberta ao debate, à discussão e à construção de alternativas para a formação docente.
As reservas para o espaço ou equipamentos do LIFE-UFSC são feitas exclusivamente através do [FORMULÁRIO DE RESERVA DE EQUIPAMENTO] e são mediadas pela equipe. Você pode solicitar reserva mesmo que já exista outro agendamento feito, para que possamos tentar atender sua solicitação, observadas as prioridade de uso estabelecidas.
ATENÇÃO:
- O prazo de resposta (confirmando ou não sua reserva) esperado é de até 24 horas úteis.
- O agendamento da sala ou de equipamentos pelo LIFE é realizado às 11h 30min e às 17h 30min, de segunda a sexta-feira. Reservas solicitadas após esses horários tem poucas chances de serem atendidas no turno subsequente.
- Programe sua reserva com antecedência.
- Em caso de demandas especiais, complexas ou de grande volume de equipamentos, sugerimos contato direto com o LIFE para que possamos nos organizar adequadamente para atender à sua solicitação.
- O LIFE é um laboratório que tem a formação de professores como seu objetivo principal. Demandas não relacionadas a essa finalidade podem ser consideradas, mas não são prioritárias.
Em caso de dúvida, não confirmação, dificuldade de acesso ou para dar sugestões, favor entrar em contato por email (life.ufsc@gmail.com), pelo telefone 3721-3574 (ramal UFSC 3574) ou pessoalmente, na sede do LIFE-UFSC (sala 15, Bloco B, do Colégio de Aplicação da UFSC), das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Algumas informações importantes:
1) O foco do LIFE-UFSC é a formação docente, o que significa que a prioridade sempre será dada para quem tiver envolvimento com esse tipo de atividade, o que inclui desde o uso direto na formação inicial ou continuada de professores até atividades que ajudam a aprimorar as condições d@s formador@s para essa tarefa.
2) Certifique-se sobre as condições que você precisa para utilizar os recursos do LIFE. Pode ser necessário criar ou viabilizar tais condições antes de utilizar esses recursos. Estamos abertos para receber (e precisamos muito) de sugestões e colaborações. Ajude-nos, por favor, a construir referências para uso dos recursos.
3) Ao utilizar recursos você assume responsabilidade pelo seu uso adequado.
4) O LIFE-UFSC foi concebido numa lógica inclusiva, seja nos objetos e produtos que visa gerar ou nos processos que o constitua. Você não precisa ser participante ou ter projeto no LIFE para utilizar seus recursos, mas participantes terão prioridade quando houver necessidade de fazer opções. Venha conversar conosco e traga suas ideias. O LIFE-UFSC não é uma proposta fechada ou acabada. Estamos em constante reelaboração para melhor cumprir a missão a que nos propomos. Isso significa que todo envolvimento de quem utiliza o LIFE é vital para atuarmos melhor.
5) Noss@s bolsistas também estão em formação e o que fazem aqui no LIFE-UFSC também faz parte de sua aprendizagem. Desafiá-l@s intelectualmente pode contribuir muito para sua formação e isso deve ser feito de modo responsável, solidário e, em muitos casos, com antecedência e tempo.
6) O que você fizer através do LIFE pode se incorporar ao acervo de recursos e práticas que almejamos constituir. Mantenha registros e, por favor, ajude-nos a compartilha-los.
7) Caso necessário, na mediação das reservas, observaremos a seguinte prioridade de uso para o espaço:
I. Atividades voltadas à formação ou preparação de formadores atuantes no LIFE.
II. Atividades voltadas à formação de professores e que atendam, cumulativamente, a estudantes da educação básica, especialmente se desenvolvidas numa perspectiva de educação plenamente inclusiva.
III. Atividades voltadas à formação de professores, sem atendimento a estudantes da educação básica, mas que não possam prescindir de recursos disponíveis no LIFE.
IV. Atividades que demandem recursos disponíveis no LIFE, desenvolvidas por docentes com atuação no LIFE.
V. Demais atividades coletivas.
VI. Demais atividades e natureza individual ou isolada.