Objetivos
O Objetivo Geral do LIFE-UFSC é constituir um espaço articulado para a formação docente numa perspectiva interdisciplinar, tendo como ponto de articulação os estágios curriculares desenvolvidos junto à Educação Básica da UFSC e como temáticas de convergência a sensibilização estética e diversidade e a inclusão educacional numa perspectiva ampliada.
Tem ainda os seguintes Objetivos Específicos:
a) Proporcionar, através de um espaço de articulação institucional, a formação de caráter interdisciplinar a estudantes de licenciatura da UFSC, tendo como elemento de Projeto Institucional CAPES-LIFE-UFSC – Edital No. 067/201311 convergência a preparação, via estágios e práticas pedagógicas curriculares (PCC), para lidar com a educação plenamente inclusiva.
b) Criar condições para, no espaço de um laboratório interdisciplinar, aglutinar boas práticas relativas a:
1) desenvolvimento, criação, adaptação ou vivência de metodologias voltadas a aprimorar a aprendizagem escolar;
2) atendimento a necessidades específicas de ensino/aprendizagem estudantes da educação básica;
3) formação de professores para a educação básica;
4) articulação interdisciplinar para o aprimoramento e valorização da formação profissional de docentes; e
5) efetiva integração entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito da formação docente, tanto da educação básica, quanto da ensino superior.
c) Proporcionar um ambiente de aprendizagem plural, pautado numa relação sistêmica, colaborativa, articulada e não hierarquizada entre:
1) universidade e educação básica;
2) os distintos atores participantes desse processo; e
3) os diferentes campos e áreas de conhecimento atuantes neste contexto.
d) Estimular a articulação entre conhecimentos, práticas e tecnologias educacionais em diferentes cursos de licenciatura através de uma relação articulada entre eles nos espaços de convergência constituídos no projeto/laboratório;
e) Promover o domínio e o uso das novas linguagens e tecnologias da informação e da comunicação nos cursos de licenciatura através do estímulo ao desenvolvimento, produção, divulgação, circulação e aplicação de tais linguagens e tecnologias por parte de estudantes e professores de cursos de licenciatura e de professores da educação básica.
f) Permitir o aprendizado, a socialização e o desenvolvimento coletivo de práticas e metodologias considerando o conhecimento de diferentes disciplinas, por meio da construção de referências teóricas e empíricas voltadas a aprimorar o entendimento e o atendimento às necessidades singulares de aprendizagem implicadas em uma formação de educadores na/para a diversidade e inclusão;
g) Promover a criação de um Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores da UFSC, uma combinação de central de recursos teóricos, metodológicos, tecnológicos e bibliográficos e de laboratório de apoio à aprendizagem e ao acolhimento da diversidade, voltado ao desenvolvimento de atividades pedagógicas que envolvam os alunos das escolas públicas de educação básica, os licenciandos e os professores dos programas de formação da UFSC;
h) Promover a valorização dos cursos de licenciatura ao efetivar uma relação protagônica do educador em formação na produção teórica e metodológica que contribua para a constituição de uma relação ressignificada entre campos e áreas de conhecimento.
PRIORIDADES DE ATENDIMENTO DE RESERVAS
O foco do LIFE-UFSC é a formação docente, o que significa que a prioridade sempre será dada para quem tiver envolvimento com esse tipo de atividade, o que inclui desde o uso direto na formação inicial ou continuada de professores até atividades que ajudam a aprimorar as condições d@s formador@s para essa tarefa.
Caso necessário, na mediação das reservas, observaremos a seguinte prioridade de uso para o espaço:
I. Atividades voltadas à formação ou preparação de formadores atuantes no LIFE.
II. Atividades voltadas à formação de professores e que atendam, cumulativamente, a estudantes da educação básica, especialmente se desenvolvidas numa perspectiva de educação plenamente inclusiva.
III. Atividades voltadas à formação de professores, sem atendimento a estudantes da educação básica, mas que não possam prescindir de recursos disponíveis no LIFE.
IV. Atividades que demandem recursos disponíveis no LIFE, desenvolvidas por docentes com atuação no LIFE.
V. Demais atividades coletivas.
VI. Demais atividades e natureza individual ou isolada.
Para as atividades que englobem APENAS o exercício de digitação e formatação de trabalhos são recomendadas os laboratórios de informática existentes no Colégio de Aplicação.